Políticas ESG
Se você não sabe ou nunca ouviu dizer sobre ESG, ainda não se preocupe. Até uns dias atrás eu também não sabia. Pois é, essa tal sigla está ganhando cada dia mais visibilidade, graças a uma preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.
Parece que chegamos à conclusão de que seja qual for o poder aquisitivo ou a nação em que moramos, as questões ambientais têm se tornado uma preocupação e parecem estar tirando o sono das organizações, que buscam entender o que é ESG e as adaptações necessárias para estar em conformidade com esta exigência. Mas a verdade que passo a compreender é que ESG não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade empresarial.
O termo ESG é uma siga em inglês que representa: environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo passou a ser utilizado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial e trata sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior. No mundo atual, no qual as empresas são acompanhadas de perto, participar deste tipo de política acaba por ser uma indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
As informações ESG tem sido cada dia mais essenciais para a tomada de decisões dos investidores e os critérios ESG estão totalmente relacionados nos 17 ODS – objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, que reúnem os grandes desafios e vulnerabilidades da sociedade como um todo.
Em Mairiporã, empresas como o famoso e conceituado Hotel Unique Garden estão engajadas na promoção e nas práticas ESG. Recentemente junto a Adtur – Associação para o Desenvolvimento do Turismo, realizaram workshop a esse respeito, reunindo os empresários e empreendedores locais.
No início de agosto terei a oportunidade de participar da 18ª edição da Labace, o maior evento de aviação de negócios da américa latina, onde estarão os principais fornecedores e prestadores de serviço do setor aeronáutico. E adivinha, dentre os temas que serão discutidos estão justamente as políticas ESG e as oportunidades para o um futuro sustentável.
Você leitor, empresário ou então estudante, aconselho que se aprofunde e entenda o assunto; afinal em um mundo liquido e globalizado não se pode ficar para trás, seja pelo conhecimento e seja é claro pela construção de um mundo melhor!
Luís Alberto de Moraes – @luis.alb – Autor do livro “Costurando o Tempo – dos Caminhos que Passei”